16 Curiosidades sobre pinguim Educação Infantil

Confira 16 Curiosidades sobre pinguim. O que o pinguim sabe fazer? Que cor enxergam? Quais suas características? É mamífero ou oviparo? Como é a alimentação do pinguim? Excelente fonte de informação para a educação infantil.

O que o pinguim sabe fazer, onde vivem, como se relacionam, o que comem…

Antes de mais nada, o pinguim é uma ave não voadora que habita principalmente regiões de clima frio no Hemisfério Sul, como a Antártica, Ilhas Malvinas, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul. Todavia, existem 18 espécies de pinguins conhecidas, variando em tamanho e aparência, mas geralmente possuem plumagem preta e branca, bico curto e forte e nadadeiras adaptadas para nadar.

Assim, os pinguins são animais sociais e geralmente formam grandes colônias para se reproduzir e se proteger de predadores. Eles se alimentam principalmente de peixes, lulas e krill, e usam técnicas de mergulho para capturá-los. Alguns pinguins podem mergulhar a profundidades de mais de 500 metros.

As mudanças climáticas, poluição e a pesca excessiva têm afetado negativamente as populações de pinguins em algumas áreas, tornando várias espécies ameaçadas de extinção. No entanto, os pinguins são animais resilientes e adaptáveis e, com a devida proteção e conservação, ainda há esperança para a sobrevivência dessas fascinantes aves marinhas.

Confira 16 Curiosidades sobre pinguim. O que o pinguim sabe fazer? Que cor enxergam? Quais suas características? É mamífero ou oviparo? Como é a alimentação do pinguim? Excelente fonte de informação para a educação infantil.

16 Curiosidades sobre pinguim Educação Infantil

1 Ninhos

Primeiramente, algumas espécies criam ninhos para os seus ovos feitos de seixos e penas soltas. Os pinguins-imperadores são uma exceção: eles incubam um único ovo a cada estação de reprodução no topo de seus pés. Por baixo de uma camada de pele existe uma área sem penas com uma concentração de vasos sanguíneos que mantém o ovo quente.

2 Que cor Os pinguins enxergam?

Enquanto a maioria das aves possui quatro cones nos olhos, um deles é inativo em pinguins, prejudicando sua capacidade de enxergar o verde e o vermelho. Em vez disso, seus olhos se adaptaram para ajustar-se ao azul do ocean

3 Rapidez

A espécie de pinguim mais rápida é a gentoo, que consegue nadar a velocidades de 35 km/h.

4 Esconde-esconde

As incríveis cores dos pinguins são uma questão de camuflagem; de cima, o seu preto se mistura com a escura profundeza do oceano. De baixo, sua barriga branca se esconde contra a superfície clara.

5 Anciãos

Os fósseis indicam que os pinguins mais antigos existiram há mais ou menos 60 milhões de anos, o que quer dizer que um ancestral dos pássaros que nós conhecemos hoje sobreviveu a extinção em massa dos dinossauros.

6 Na hora de comer

Os pinguins ingerem grandes quantidades de água do mar enquanto estão caçando por peixes para se alimentar, mas uma glândula especial que se localiza atrás de seus olhos – a glândula supraorbital – filtra toda a água salgada de sua corrente sanguínea. Os pinguins eliminam a água através de seus bicos, ou espirrando.

7 Penas

Diferente da maior parte dos pássaros – que perdem e repões algumas penas de cada vez – os pinguins mudam de uma vez, passando duas ou três semanas presos na terra enquanto eles passam por algo conhecido como mudança catastrófica.

8 Produção em larga escala

Quase todas as espécies de pinguins se reproduzem em grandes colônias que contam com mais de mil pássaros.

9 Para a vida toda

Isso varia de acordo com cada espécie, mas a maior parte dos pinguins irá se juntar com o mesmo mebro do sexo oposto estação após estação, ou seja são monogâmicos.

10 Boa memória

Assim, os pinguins também são leais ao local exato em que eles fazem o seu ninho, normalmente voltando para o mesmo lugar em que eles nasceram.

11 Dezoito

18 é o número de espécies de pinguim existentes no mundo, e todos eles se encontram no hemisfério sul.

12 Tamanho

A espécie de pinguim mais alta é o imperador, que pode chegar a medir 1,20 metros. A menor epécie de pinguim é a azul, que mede cerca de 40 centímetros.

13 Pais

Todavia, os pinguins machos e fêmeas tomam conta de seus pequenos por alguns meses até que eles estejam grandes e fortes o suficiente para caçar a sua própria comida.

14 Ladras

Se um pinguim-imperador fêmea tiver o seu bebê morto, ela irá muitas vezes roubar o filhote de outro pinguim com o qual ela não possui nenhuma relação.

15 Orelhas

Apesar de não possuírem orelhas visíveis, os pinguins possuem uma audição excelente e contam com barulhos distintos para identificar seus parceiros quando eles retornam para os lotados locais de reprodução.

16 Machos e fêmeas

Em algumas espécies, é o pinguim macho que incuba os ovos enquanto as fêmeas saem para caçar por semanas. Por conta disso, os machos mais rechouchudos – com bastante gordura estocada para sobreviver a semanas sem comer nada – são os mais atrativos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *